Internacionalização

/Internacionalização

Designação do projeto: ABER – Internacionalização 2016-2018

Código do projeto: POCI-02-0752-FEDER-019746

Objetivo principal: OT 3 – Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: ABER − EMBRAIAGENS E COMANDOS HIDRAULICOS, ANTÓNIO BERNARDES, LDA.

 

Data da aprovação: 31/01/2017

Data de início: 15/04/2016

Data de conclusão: 14/04/2018

Custo total elegível: 410 903,81 euros

Apoio financeiro da União Europeia: 184 906,71 euros

Apoio financeiro público nacional/regional: Não aplicável

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetiva-se manter uma dinâmica de desenvolvimento permanente de novos produtos e abertura de novos mercados. Exemplo disso, é a bomba de caudal variável que a empresa desenvolveu e que permitirá agora abordar um novo nicho de mercado, designadamente o das gruas de grandes capacidade e gruas de camiões. Desta forma, perspetiva-se a entrada neste mercado e o sucesso comercial da solução. Para além disso, refira-se também o objetivo da empresa em entrar no mercado agrícola, nomeadamente pelas oportunidades de crescimento detetadas no mercado francês e alemão.

Um dos objetivos estratégicos da empresa passa também pela entrada no segmento automóvel, o qual impõe requisitos mais apertados à empresa, quer em termos de produção quer em termos de qualidade. Para a entrada neste mercado, a empresa vai investir na sua certificação no âmbito da norma ISO TS 16949, abrindo-se, desta forma, a possibilidade de vender diretamente aos fabricantes de camiões.

No que diz respeito à expansão para novos mercados, destaca-se que embora a empresa esteja atualmente já presente em 36 mercados, a qualidade e desenvolvimento tecnológico dos seus produtos, bem como a sua competitividade pelo preço, permitem perspetivar com segurança que a abordagem a novos mercados (Arábia Saudita, Kuwait, Irão, México, Estados Unidos, Colômbia, Índia, Áustria, Argélia, Egito, Senegal e Nigéria) prevista no seu plano de investimentos permitirá fazer crescer a sua carteira de clientes.